Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rivais afegãos vão assinar acordo para governo de união no domingo

Um dia depois do segundo turno, diante da vitória preliminar de Ghani, Abdullah denunciou fraudes em massa. A partir de então, a tensão aumentou entre os partidários de ambos os candidatos

Cabul - Os dois adversários na eleição presidencial do Afeganistão chegaram a um acordo para dividir o poder que será assinado no domingo (20/9), informou neste sábado (20/9) o porta-voz do presidente em fim de mandato, Hamid Karzai.

Após uma longa disputa provocada pelo resultado das eleições de 14 de junho, "ambos os candidatos assinarão um acordo sobre a estrutura do governo de união nacional amanhã (domingo)" declarou Aimal Faizi, porta-voz do atual presidente.

Ashraf Ghani e Abddullah Abdullah disputam a sucessão de Karzai.


Um dia depois do segundo turno, diante da vitória preliminar de Ghani, Abdullah denunciou fraudes em massa. A partir de então, a tensão aumentou entre os partidários de ambos os candidatos.

Para evitar o risco de instabilidade política, os dois candidatos assinaram em agosto, na presença do secretário de Estado americano John Kerry, um acordo para um governo de união nacional.