Edimburgo - "Vote sim, por vocês mas também por nós", pediu aos escoceses nesta quinta-feira (18/9) em Edimburgo Daniel Turp, do Partido Quebequense do Canadá, dizendo que é preciso insistir nos referendos. Em uma entrevista coletiva à imprensa com líderes de movimentos separatistas europeus, Turp disse que a vitória do "sim" abriria caminho para outros referendos parecidos.
[SAIBAMAIS]
O político recorreu a uma metáfora conjugal para explicar as ofertas de maior autonomia para a Escócia feitas por Londres nas últimas semanas. "Pode ser que seu parceiro te diga um dia para te conquistar: ;Um dia, vou te amar enormemente;. E você pode pensar: ;Poderíamos ter um filho.; Mas não, os escoceses não podem ter mais filhos com os ingleses, nem os catalães com os espanhóis", afirmou.
Vinte e nove partidos separatistas europeus aproveitaram o referendo da Escócia para assinar uma declaração de apoio ao direito à autodeterminação. "Reiteramos o nosso pleno compromisso com o direito à autodeterminação e reconhecemos o direito dos países sem Estado de decidir seu futuro", afirma a declaração.