Moscou - As sanções europeias e americanas contra a economia da Rússia, acusada de apoiar os separatistas do leste da Ucrânia violam os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou nesta quinta-feira o presidente russo, Vladimir Putin.
[SAIBAMAIS]"As restrições adotadas contra a Rússia não são mais que um abandono dos princípios básicos da OMC por parte de alguns de nossos sócios", disse Putin durante uma reunião do governo. "Tudo isto é feito de forma politizada, sem nenhum respeito às normas da OMC", denunciou.
Com as sanções contra a Rússia, "uma das seis maiores economias do mundo", os ocidentais estão violando, entre outros, "o princípio de livre concorrência da OMC", criticou o presidente russo.
Putin afirmou ainda que as sanções decididas pela Rússia em resposta às adotadas pelo Ocidente "não são movidas pela aspiração de punir os sócios ou influenciá-los".
A União Europeia e Washington, que acusam a Rússia de apoiar os insurgentes pró-Rússia no leste da Ucrânia, adotaram sanções econômicas contra Moscou, que afetam em particular o setor energético e o setor bancário.
Em resposta, a Rússia proibiu no início de agosto a importação de alimentos procedentes dos países ocidentais que aplicam sanções contra Moscou. No início de setembro, Moscou advertiu que defenderá seus interesses na OMC.