México - A tempestade tropical Odile se converteu em furacão neste sábado a sudoeste da costa mexicana do Pacífico e, embora os meteorologistas afirmem que não alcançará a terra, seu lento deslocamento provocou intensas chuvas em vários pontos do litoral deste país, informou o governo.
Às 16h15 GMT (13h15 de Brasília), Odile, furacão categoria 1, a mais baixa das cinco na escala Saffir-Simpson, se localizava a sudoeste da costa dos estados de Jalisco e Colima (oeste), com deslocamento lento para noroeste, indicou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) em seu último relatório.
Sua localização precisa era 320 km a sudoeste de Manzanillo, Colima, e 810 km a sul-sudeste de Cabo San Lucas, Baixa Califórnia Sul, e seu deslocamento era de 9 km/h, na direção noroeste com ventos sustentados de 130 km/h e rajadas 160 km/h.
Leia mais notícias em Mundo
O SMN acredita que o furacão continuará se fortalecendo. Entre domingo e segunda-feira pode alcançar a categoria 2 para depois começar a se enfraquecer, tornando-se tempestade tropical na quarta-feira, sem tocar a costa mexicana.