Beirute - Os combatentes rebeldes sírios, entre eles a Frente Al-Nosra, um braço da Al-Qaeda, estão prestes a tomar o controle da província de Quneitra, na parte das Colinas de Golã não ocupada por Israel, informou neste sábado uma ONG.
Quneitra (sul) pode se converter em breve na "segunda província fora do controle do regime", afirmou à AFP o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman. Os jihadistas do Estado Islâmico (EI), um grupo rival da Frente al-Nosra, já controlam a província de Raqa, no norte.
Desde o fim de agosto, os rebeldes tomaram progressivamente várias zonas de Quneitra, ou seja, a região de passagem entre a parte síria do Golã e a área da colina ocupada por Israel.
[SAIBAMAIS]
Na sexta-feira, os rebeldes se apoderaram de vários povoados, como Al-Hamidiye, depois de travar combates com as forças do regime e com milícias afins. "O regime perdeu 80% dos povoados da província de Quneitra", afirma Abdel Rahman.
"O regime retrocede diante da Frente al-Nosra e das outras formações rebeldes. Em breve perderá o controle de toda parte" das Colinas de Golã não ocupadas por Israel, estima.
Leia mais notícias em Mundo
O conflito na Síria começou com a repressão violenta de manifestações pacíficas, que acabaram conduzindo a uma guerra civil que posteriormente degenerou em um conflito complexo no qual os jihadistas também estão envolvidos.