Jornal Correio Braziliense

Mundo

General americano John Allen lidera coalizão contra o Estado Islâmico

Washington - O general da reserva John Allen, ex-comandante das forças americanas no Afeganistão e homem-chave na guerra no Iraque, foi designado para coordenar a coalizão internacional contra o Estado Islâmico (EI), anunciou nesta sexta-feira, (12/9), o departamento de Estado.

[SAIBAMAIS]"Hoje, (o secretário John) Kerry anunciou a nomeação do general John Allen para o posto de emissário especial do presidente (Barack Obama) para a coalizão" contra o EI, declarou Marie Harf, porta-voz do departamento de Estado.

Allen estará sob as ordens de Kerry, destacou a porta-voz, acrescentando que seu vice será Brett McGurk, diplomata do departamento de Estado encarregado do Iraque e Irã.

O general Allen dirigiu a coalizão internacional no Afeganistão (Isaf) de 2011 a 2013. Foi indicado para comandar as forças da Otan em outubro de 2012, um dos postos de maior prestígio nas Forças Armadas americanas, mas sua nomeação acabou cancelada diante do vazamento de um caso extraconjugal. Allen passou à reserva em fevereiro de 2013.

Leia mais noticias em Mundo

No Afeganistão, o general Allen supervisionou a retirada dos 33 mil americanos enviados como reforço no final de 2009. Allen também foi adjunto do Comando Central (Centcom), encarregado da supervisão das operações militares no Oriente Médio e Ásia Central.

O general conquistou sua reputação no Iraque, por sua atuação no oeste do país entre 2006 e 2008, onde criou vínculos com os líderes tribais sunitas para colocá-los contra a Al-Qaeda.

Esta estratégia, conhecida por "Despertar de Al Anbar", se estendeu por todo o Iraque e permitiu melhorar a segurança no país.