Miami - A tempestade tropical Edouard avançava nesta sexta-feira (12/9) pelo Atlântico, e embora deva se tornar mais forte nos próximos dias não está previsto que afete zonas povoadas, indicaram meteorologistas americanos.
Edouard se formou na noite de quinta-feira (11/9) e às 9h GMT desta sexta-feira (6h de Brasília) se localizava a quase 2.000 km de qualquer costa, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).
Segundo o NHC, seus atuais ventos de 65 km por hora se tornarão mais potentes, mas a trajetória da tempestade a conduzirá para o nordeste, afastada da terra. Esta é a quinta tempestade da temporada do Atlântico, três das quais chegaram a se converter em furacões.
O último furacão, Cristóbal, deixou no fim de agosto ao menos quatro mortos e grandes inundações em ilhas do Caribe. A Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) revisou sua previsão para a atual temporada, que termina em novembro, e estimou que sua atividade será menor que o previsto, bem abaixo da média.