Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã duvida da seriedade e sinceridade da coalizão contra jihadistas

"Há dúvidas sobre a chamada coalizão internacional anunciada após a cúpula da Otan", disse Marzieh Afkham

Teerã - O Irã expressou nesta quinta-feira (11/9) dúvidas sobre a seriedade e sinceridade da coalizão internacional que os Estados Unidos querem formar para combater o Estado Islâmico (EI), o grupo sunita extremista que semeia o caos no Iraque e na Síria.

"Há dúvidas sobre a chamada coalizão internacional anunciada após a cúpula da Otan", disse a porta-voz do ministério de Assuntos Exteriores, Marzieh Afkham, citada pela agência oficial IRNA.

"Sua seriedade e sinceridade para se dirigir às verdadeiras causas do terrorismo é questionável", acrescentou, horas após o presidente americano, Barack Obama, anunciar estar disposto a destruir o EI, e quando o secretário de Estado John Kerry se reúne com seus sócios do Oriente Médio para buscar aliados para sua coalizão internacional.



[SAIBAMAIS]Afkham acusou alguns destes candidatos de ter concedido um apoio financeiro aos jihadistas de Iraque e Síria, enquanto "outros esperam fornecer mudanças políticas (nestes países) para seus próprios interesses".

O Irã e os Estados Unidos rejeitaram qualquer cooperação na luta contra o EI.