Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grupo rebelde na Síria nomeia nova direção após mortes em explosão

Ahrar Al Sham é o principal grupo da Frente Islâmica, que combate o governo de Bashar al Assad e os jihadistas do Estado Islâmico (EI)

O grupo rebelde islamita Ahrar Al Sham, uma das forças insurgentes mais importantes, nomeou nesta quarta-feira (10/9) uma nova direção no dia seguinte à morte de trinta de seus chefes em uma explosão no noroeste da Síria. Ao menos 28 chefes do Ahrar al Sham, que estavam reunidos na província de Idleb, morreram na terça-feira neste atentado.

O chefe do grupo, Hasan Abud, conhecido como Abdullah al Hamawi, figura entre as vítimas fatais da explosão, cuja origem no momento é desconhecida. Em um vídeo postado no YouTube, Ahrar Al Sham anunciou ter nomeado como novo chefe Hashem al-Sheij, conhecido pelo apelido de Abu Jaber, e como comandante militar Abu Saleh Tahan.

Ahrar Al Sham é o principal grupo da Frente Islâmica, que combate o governo de Bashar al Assad e os jihadistas do Estado Islâmico (EI). A crise síria começou em março de 2011 com mobilizações populares contra o governo estimuladas pela Primavera Árabe.



Nos últimos meses, o conflito ficou mais complexo devido aos confrontos entre as próprias forças rebeldes, em particular pelo avanço do Estado Islâmico.