Washington - Um voo charter contratado pelos Estados Unidos foi desviado nesta sexta-feira (5/9) para o Irã, onde teve de aterrissar, enquanto fazia a rota entre a base militar de Bagram, no Afeganistão, e Dubai - informou uma fonte do Departamento de Estado americano.
A fonte disse que a aeronave deve voltar a decolar em breve e ressaltou que o desvio se deveu a um "trâmite burocrático".
O diplomata consultado pela AFP desmentiu as informações publicadas pela imprensa americana de que as Forças Armadas iranianas obrigaram o avião da companhia de baixo custo Fly Dubai a pousar no Irã. Segundo o diplomata, "a questão parece ter sido resolvida, e o avião, esperamos, deve poder decolar logo".
Outros funcionários do governo americano relataram que o avião civil transportava cerca de 100 pessoas, incluindo residentes americanos e funcionários terceirizados estrangeiros que trabalhavam para o governo americano na gigantesca base militar de Bagram, perto de Cabul.
Essas fontes não disseram se havia militares americanos entre os passageiros. "Ainda estamos comprovando quem estava no voo", disse um oficial do Departamento americano da Defesa, que pediu para não ser identificado.
Estados Unidos e Irã não mantêm relações diplomáticas há mais de três décadas, depois da crise deflagrada com a tomada da embaixada americana de Teerã. Há um ano, porém, ambos os países fazem um processo de aproximação para favorecer as negociações internacionais sobre o polêmico programa nuclear de Teerã.
[SAIBAMAIS]A fonte disse que a aeronave deve voltar a decolar em breve e ressaltou que o desvio se deveu a um "trâmite burocrático".