Jornal Correio Braziliense

Mundo

Princípio de acordo para novas sanções da União Europeia contra Rússia

Ucrânia e os rebeldes pró-russos anunciaram a assinatura de um cessar-fogo durante um encontro em Minsk, capital de Belarus

Bruxelas - Os embaixadores dos 28 países-membros da União Europeia aprovaram na noite desta sexta-feira (5/9), em Bruxelas, novas sanções econômicas contra a Rússia por atentar contra a soberania da Ucrânia, apesar de um acordo de cessar-fogo entre as forças ucranianas e rebeldes pró-russos, indicou uma fonte diplomática.

"Há um princípio de acordo sobre novas sanções e uma decisão oficial será tomada na segunda-feira", declarou à AFP um diplomata europeu que pediu para não ser identificado.

A Ucrânia e os rebeldes pró-russos anunciaram a assinatura de um cessar-fogo durante um encontro em Minsk, capital de Belarus. O acordo entrou em vigor nesta sexta-feira às 15h00 GMT (12h00 de Brasília), com o objetivo de acabar com cinco meses de combates no leste da Ucrânia.



A situação era de tranquilidade nesta sexta (5/9) em Donetsk, reduto da rebelião pró-russa no leste da Ucrânia, depois da entrada em vigor da trégua, de acordo com jornalistas da AFP.