Beirute - Ao menos 18 jihadistas do Estado Islâmico (EI) morreram, entre eles um americano, em um ataque lançado na quarta-feira pelo Exército sírio no leste do país - informou nesta quinta o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). "Dezoito combatentes e dirigentes do EI, a maioria estrangeiros, incluindo um americano, morreram na quarta-feira em um ataque da força aérea síria", revelou o OSDH nesta quinta.
"Alguns prisioneiros conseguiram fugir após a operação", destacou a ONG, que dispõe de uma ampla rede de fontes civis, militares e médicas. Na véspera, a ONG havia relatado a morte de pelo menos cinco jihadistas em um ataque contra um prédio utilizado pelo EI como prisão em Gharibe, província de Deir Ezzor.
[SAIBAMAIS]Desde 3 de julho passado, o EI - que conta com numerosos combatentes ocidentais entre suas fileiras - controla na prática a totalidade da província petroleira de Deir Ezzor, após expulsar os rebeldes que lutam contra o regime de Bashar al Assad.
Leia mais notícias em Mundo
O conflito sírio se tornou multiforme, com confrontos entre os diversos grupos rebeldes, incluindo o EI, que defende a criação de um estado islâmico em uma vasta região entre a Síria e o Iraque.
Em julho, o regime sírio e o EI passaram ao confronto direto após ataques sangrentos do grupo jihadista contra o Exército na província de Raqa.