Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentados com carro-bomba deixam pelo menos 17 mortos em Bagdá

Com frequência, extremistas sunitas tomam xiitas como alvo. Maioria no país, eles são considerados apóstatas pelos sunitas

Bagdá - Ao menos 17 pessoas morreram nesta quinta-feira (4/9) em dois atentados com carro-bomba em bairros majoritariamente xiitas no norte de Bagdá, informaram fontes médicas e da segurança. A primeira explosão ocorreu em uma área com lojas, restaurantes e cafés no bairro de Kadhimiyah. Segundo as fontes consultadas pela AFP, há pelo menos 11 mortos e 32 feridos.

No bairro de Karrada, no centro de Bagdá, um segundo carro-bomba explodiu perto de lojas que vendiam bebidas alcoólicas. Seis pessoas morreram e 17 ficaram feridas. O barulho das sirenes das patrulhas e das ambulâncias ecoava no local do segundo ataque, em meio aos destroços de um veículo na rua estreita - constatou um jornalista da AFP.



Com frequência, extremistas sunitas tomam xiitas como alvo. Maioria no país, eles são considerados apóstatas pelos sunitas. Cafés, mesquitas e outros locais onde multidões se reúnem têm sofrido atentados. Desde 9 de junho, o país enfrenta uma ofensiva esmagadora de sunitas, liderada pelo grupo ultrarradical Estado Islâmico (EI). Os combatentes já tomaram longas faixas de território no norte, leste e oeste do país.