Ghazni - Um ataque dos talibãs com um caminhão-bomba contra instalações do governo no leste do Afeganistão deixou nesta quinta-feira (4/9) 13 mortos entre as forças de segurança e ao menos 60 pessoas feridas, indicaram fontes oficiais.
Um total de 19 insurgentes também morreram durante o ataque contra a base de uma agência de inteligência na província de Ghazni, uma das mais instáveis do Afeganistão.
O ataque coloca em evidência a crescente insegurança no país, afundado em uma crise política e que enfrentará o desafio da retirada das tropas da Otan no fim do ano.
Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque, no qual um caminhão explodiu na entrada das instalações antes que a polícia e os soldados enfrentassem os criminosos durante três horas.
"As forças de segurança mataram todos os 19 insurgentes", disse à AFP Asadulá Ensafi, adjunto do chefe de polícia de Ghazni.
"Treze funcionários da equipe de segurança, entre eles dois agentes do Diretório Nacional de Segurança, três policiais e oito membros das forças de reação morreram no ataque", acrescentou Ensafi.
"O caminhão-bomba era muito potente, estilhaçou janelas de casas e lojas ao redor do edifício", disse. Sessenta pessoas, muitas delas civis, foram levadas ao hospital de Ghazni.