Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conservador Donald Tusk é o novo presidente do Conselho Europeu

O anúncio foi feito pelo presidente em fim de mandato do Conselho, Herman Van Rompuy

Bruxelas - O primeiro-ministro polonês, o conservador Donalt Tusk, foi nomeado neste sábado pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) como presidente do Conselho, instituição que representa os 28 países membros do bloco. O anúncio foi feito pelo presidente em fim de mandato do Conselho, Herman Van Rompuy, que anunciou ao mesmo tempo a nomeação da ministra das Relações Exteriores italiana, a social-democrata Federica Mogherini, como chefe da diplomacia.



Tusk, de 57 anos, membro do Partido Popular Europeu (PPE, conservador), sucederá em dezembro Van Rompuy, primeiro presidente do Conselho, um cargo estratégico que elabora a agenda e coordena o trabalho dos chefes de Estado e de governo da UE.

Leia mais notícias em Mundo
A nomeação de Tusk envia uma clara mensagem à Rússia, já que foi designado para o cargo o primeiro-ministro de um país que formava parte do bloco soviético. Já Mogherini, de 41 anos, é integrante do Partido Democrático italiano.

Após sua vitória esmagadora nas eleições europeias, que o colocou como o primeiro partido de esquerda na Europa, o presidente do Conselho italiano, Matteo Renzi, encorajou sua candidatura para que suceda a britânica Catherine Ashton em novembro.

As viagens de Mogherini como ministra, em particular à Rússia, onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin, despertaram muitas críticas por parte dos países da Europa Oriental.