Cidade do Vaticano - O papa Francisco celebrará pela primeira vez vários casamentos no Vaticano, pouco antes da abertura em outubro de um sínodo de bispos sobre a família e o casamento católico, informou nesta sexta-feira (29/8) a agência especializada no Vaticano I.Media. Jorge Bergoglio, que também é bispo da capital italiana, oficiará o matrimônio de 20 casais da diocese de Roma na Basílica de São Pedro.
[SAIBAMAIS]Uma das grandes questões do próximo sínodo (Assembleia), que começará em outubro, é a situação dos divorciados que se casam pela segunda vez, tema que divide a Igreja. Atualmente, ao ter quebrado o sacramento do casamento, único e indissolúvel, os divorciados cometem uma infração à lei da Igreja e não podem comungar. O papa se situa mais próximo ao campo dos que pedem que as normas sejam relaxadas.
Francisco fala frequentemente dos problemas dos casais, ressaltando o perdão. Também criticou os casais cristãos que não querem filhos em nome da cultura do bem-estar, e preferem doar seu amor a "dois gatos" ou "irem descobrir o mundo" de férias.