Nações Unidas - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu aos países africanos da conturbada região do Sahel que estabeleçam patrulhas regionais para proteger suas fronteiras do "terrorismo" e do crime organizado.
Em um comunicado aprovado por todos os membros, o Conselho se mostrou preocupado com a "situação alarmante" da região, citando grupos fundamentalistas como a Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM), o Boko Haram, na Nigéria, e o Ansar Dine, no Mali.
O Conselho pediu que os países "fortaleçam a segurança das fronteiras e considerem a manutenção de unidades especiais para patrulhas regionais, que teriam a missão de conter com eficiência a expansão das ameaças transnacionais na região".
Os combatentes da AQIM, originários da Argélia, são essenciais para a compreensão da insurgência no norte do Mali, enquanto o Boko Haram promoveu ataques em Camarões, o que mostra a capacidade desses grupos de cruzar as fronteiras nacionais.
O embaixador do Chade, Cherif Mahamat Zena, disse que os países estudam a proposta do Conselho de Segurança, mas não garantiu que as patrulhas serão mantidas de maneira permanente.