Ramallah - O cessar-fogo entre o Hamas e Israel deve entrar em vigor nesta terça-feira (26/8) às 16h (13h no horário de Brasília) na Faixa de Gaza, anunciou à AFP uma autoridade palestina que não quis se identificar. Os palestinos anunciaram um acordo de cessar-fogo duradouro após 50 dias de uma guerra no enclave palestino que fez mais de 2.130 vítimas palestinas. Este acordo ainda não foi confirmado por Israel.
[SAIBAMAIS]As negociações para uma trégua, conduzidas até o momento no Cairo sob a égide do serviço secreto egípcio, haviam fracassado até então. Musa Abu Marzuq, número dois do Hamas no exílio, que participava nas negociações do Cairo para obter um cessar-fogo com Israel, afirmou que o acordo, que "encarna a resistência de nosso povo", constitui uma "vitória para a resistência".
O cessar-fogo é o resultado, segundo a autoridade palestina, de "contatos feitos pelo chefe da delegação palestina Azzam al-Ahmad, com os líderes do Hamas, da Jihad Islâmica e outros movimentos palestinianos em Ramallah, Gaza e Catar, além de Egito e as partes regionais e internacionais". Abbas viajou na semana passada para Doha para se reunir com o líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal.