Erbil - O presidente da região autônoma do Curdistão iraquiano, Masud Barzani, afirmou nesta terça-feira (26/8) que o Irã foi o primeiro país a entregar armas aos curdos do Iraque que estão combatendo os jihadistas. "A República Islâmica do Irã foi o primeiro país que nos ajudou (...) e nos forneceu armas e material", declarou Barzani em uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif, que está realizando uma visita de dois dias ao Iraque.
[SAIBAMAIS]Por sua vez, Zarif repetiu que não havia nenhum soldado iraniano no Iraque. "O povo iraquiano precisa de ajuda, inclusive em temas de defesa (...) mas não temos nenhum soldado no Iraque e não temos a intenção de enviar" militares, declarou. No entanto, a morte no fim de julho de um piloto iraniano em combates no Iraque e a suposta presença de aviões militares procedentes de Irã, segundo especialistas, sugerem um maior envolvimento iraniano.
O Iraque é palco desde 9 de junho de uma ofensiva de insurgentes sunitas dirigidos pelo Estado Islâmico (EI), que tomaram o controle de territórios em cinco províncias do país e provocaram a fuga de dezenas de milhares de pessoas. O EI também controla parte do território sírio e proclamou a criação de um califado entre os dois países.