Jornal Correio Braziliense

Mundo

Palestinos querem prazo para o fim da ocupação israelense em Gaza

A direção palestina está trabalhando em prol da organização de uma conferência internacional para elaborar um calendário de fim da ocupação

Ramallah - A direção palestina pretende pedir ao Conselho de Segurança da ONU e a uma conferência internacional o estabelecimento de um prazo para que o Estado de Israel se retire dos territórios ocupados, anunciaram dirigentes palestinos. "A direção palestina se dirigirá ao Conselho de Segurança da ONU para terminar com a ocupação israelense", afirmou à AFP Wasel Abu Yusef, dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).



[SAIBAMAIS]Ao mesmo tempo, os palestinos cogitam a possibilidade de pedir a adesão ao Tribunal Penal Internacional (TPI), no qual poderão processar Israel. O Hamas anunciou no sábado que assinou a proposta do presidente Mahmud Abbas sobre uma adesão dos palestinos ao TPI. Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, em 8 de julho, Israel e Hamas trocam acusações de crimes de guerra.

A Autoridade Palestina pediu em 2009 ao TPI que investigasse os supostos crimes cometidos por Israel, mas o promotor recordou que apenas os Estados podem reconhecer a competência do tribunal. O estatuto de Estado observador obtido em novembro de 2012 na ONU pela Palestina permite acesso a organizações e convenções internacionais.