Moscou - O presidente russo Vladimir Putin irá em 26 de agosto, a Minsk para uma reunião regional, onde estarão presentes o presidente ucraniano Petro Poroshenko e os dirigentes da União Europeia, anunciou o Kremlin. Encontros bilaterais estão previstos durante este encontro, informou a presidência russa em um comunicado que não especifica se haverá um encontro particular entre Putin e Poroshenko.
Os dois se reuniram em 6 de junho, à margem do 70; aniversário do desembarque aliado na Normandia, na véspera da posse do presidente ucraniano pró-ocidental. De acordo com a presidência da Ucrânia, a UE será representada pela chefe da diplomacia Catherine Ashton, pelo comissário europeu da Energia Günther Oettinger e pelo comissário de comércio da UE Karel De Gucht.
A cúpula de Minsk reunirá o chefe do Estado ucraniano e seus homólogos da união aduaneira, zona de comércio livre que inclui a Rússia, Belarus e Cazaquistão, e que deve servir de base a uma ampla união econômica "euroasiática" de ex-repúblicas soviéticas.
Ela deve se concentrar na aplicação do Acordo de Associação assinado no final de junho entre Kiev e Bruxelas, que irritou a Rússia. Moscou acredita que a Ucrânia não pode ter relações comerciais com a Rússia, como é atualmente o caso, e com a UE.