Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israelenses e palestinos chegam a acordo para cessar-fogo de 5 dias em Gaza

Anúncio foi feito a menos de uma hora do fim da trégua que entrou em vigor na segunda

Cairo - Palestinos e israelenses chegaram a um acordo para prolongar o cessar-fogo na Faixa de Gaza por cinco dias, anunciaram nesta quarta-feira (13/8) autoridades egípcias e um negociador palestino.

Esse anúncio foi feito a menos de uma hora do fim da trégua que havia entrado em vigor na segunda-feira, apesar de pelo menos um foguete disparado da Faixa de Gaza ter atingido o sul de Israel algumas horas antes, sem deixar feridos.

[SAIBAMAIS]"Chegamos a um acordo para dar mais tempo à negociação", declarou à AFP Azzam al-Ahmed, chefe da delegação palestina no Cairo.



Minutos antes, um integrante da equipe de mediadores egípcios havia anunciado que ambos os beligerantes haviam aceitado prolongar a trégua por 72 horas, a partir de quinta-feira às 00h01 (19h01 de Brasília). Pouco depois, o Egito confirmou a duração de cinco dias em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

A nova trégua vai terminar na terça-feira à 00h01 local (segunda-feira, 19h01 de Brasília).

"Precisávamos de mais tempo para discutir alguns aspectos de desavença" com Israel para chegar a um cessar-fogo de longo prazo, disse Ahmed. "Há um acordo de vários pontos sobre a suspensão do bloqueio" que asfixia a Faixa de Gaza, acrescentou.