Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército ucraniano se prepara para criar cerco definitivo em Lugansk

A Ucrânia está preparando uma missão humanitária internacional com a mediação da Cruz Vermelha para Lugansk

Donetsk - O exército ucraniano se prepara para cercar "definitivamente" Lugansk, leste do país, um dos redutos dos separatistas pró-Moscou perto da fronteira com a Rússia.

[SAIBAMAIS]"Os militares têm a intenção de fechar aos combatentes as estradas que levam à Rússia e cercar definitivamente Lugansk", afirma um comunicado do exército.

A Ucrânia está preparando uma missão humanitária internacional com a mediação da Cruz Vermelha para Lugansk, capital regional que tinha 50.000 habitantes antes do início dos combates, há quatro meses, entre as tropas de Kiev e os separatistas.



As autoridades do reduto denunciam uma situação "crítica" há 10 dias: a cidade está sem energia elétrica e água corrente. Alimentos e gasolina estão cada vez mais escassos.

O exército ucraniano anunciou ter atacado na segunda-feira territórios controlados pelos separatistas, com a destruição de três postos inimigos e "duras perdas" aos insurgentes. Em Donetsk, outro reduto dos insurgentes, explosões foram ouvidas durante a madrugada.