Moscou - A Rússia chegou a um acordo com o governo ucraniano para que a Cruz Vermelha organize uma missão humanitária no leste da Ucrânia e espera que "os ocidentais não a sabotem", afirmou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
"Espero que em um futuro próximo, a união humanitária aconteça com a mediação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Acertamos com os dirigentes ucranianos todos os detalhes", declarou o ministro, segundo a agência Ria Novosti.
"Espero que nossos sócios ocidentais não sabotem", completou o ministro, que pediu no sábado o apoio americano a um projeto russo de missão humanitária em benefício das populações vítimas do conflito no leste da Ucrânia.
O presidente americano Barack Obama rejeitou a oferta, que chamou durante uma conversa telefônica com a chanceler alemã Angela Merkel de "inaceitável", depois de "não justificável e ilegal", durante uma conversa telefônica com três participantes e que contou com o primeiro-ministro britânico David Cameron.