Bagda - O presidente iraquiano Fuad Massum solicitou nesta segunda-feira ao deputado xiita Haidar al-Abadi a formação de um novo governo durante uma breve cerimônia exibida ao vivo pela televisão estatal.
"O país está agora em suas mãos", disse Massum a Al-Abadi, pouco depois de ser escolhido pela Aliança Nacional, o bloco parlamentar xiita, como candidato ao posto de primeiro-ministro no lugar de Nuri al-Maliki.
Haidar al-Abadi, que nasceu em 1952 e tem doutorado pela Universidade de Manchester, ocupava o cargo de primeiro vice-presidente do Parlamento.
A coalizão de Maliki faz parte da Aliança Nacional iraquiana, mas não é possível saber até o momento se respalda a candidatura de Ha;dar al-Abadi.
Pouco depois, o governo dos Estados Unidos parabenizou "Haidar al-Abadi por sua nomeação" e manifestou o desejo que "forme e apresente um programa de envergadura nacional o mais rápido possível".
O presidente Fuad Massum encarregou al-Abadi de formar o novo governo, apesar da resistência de Nuri al-Maliki, que ameaçou levar o caso aos tribunais.