Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nova trégua entre palestinos e israelenses abre caminho ao diálogo

Em negociação no Egito, israelenses e palestinos aceitam mais uma suspensão dos ataques por três dias e são convidados a trabalhar, durante esse período, por um cessar-fogo permanente. Discursos de líderes, no entanto, indicam que divergências continuam

O movimento islâmico Hamas e o governo de Israel aceitaram ontem um pedido do Egito para uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza, a segunda em menos de uma semana. O novo cessar-fogo entrou em vigor às 18h (0h de hoje no horário local), visando ao avanço do diálogo para a paz. As perspectivas em torno de um acordo duradouro seguem, no entanto, em ritmo de incerteza ante o ceticismo nas declarações das partes envolvidas. Além disso, enquanto representantes palestinos e judeus negociavam a trégua no Cairo, as Forças Armadas israelenses efetuavam bombardeios na região.



Em visita ontem à Colômbia, o ministro israelense da Agricultura, Yair Shamir, taxou de ;suave; a operação militar contra Gaza. ;Minha opinião é que a ofensiva foi muito suave, deveria ser mais forte, sem levar a uma mortandade em massa, e mais curta;, disse o chefe da pasta ao jornal local El Espectador. ;Nós nos contemos. Infelizmente, no fim, conter-se tanto pode ser um erro porque a guerra prossegue;, concluiu Shamir.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .