Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo alemão desiste de grande projeto militar com a Rússia

Ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, confirmou à imprensa ter revogado sua autorização para este projeto para elaborar um campo de treinamento totalmente equipado destinado a formar as tropas russas

Berlim - O governo alemão bloqueou um projeto de fornecimento de equipamento militar do grupo de defesa Rheinmetall para a Rússia, anunciou o ministério da Economia nesta segunda-feira (4/8), acrescentando esperar que os europeus também proíbam de maneira retroativa o fornecimento de armamento a Moscou.

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, confirmou à imprensa ter revogado sua autorização para este projeto para elaborar um campo de treinamento totalmente equipado destinado a formar as tropas russas.



"Consideramos indefensável na atual situação autorizar a entrega deste centro", afirmou, por sua vez, o porta-voz d ministério. Em março, devido à crise na Ucrânia, Gabriel suspendeu até nova ordem a execução deste contrato avaliado em 100 milhões de euros e que incluía o centro para a formação de 30.000 soldados por ano em Mulino, região do Volga.

Berlim vai assim além das sanções impostas na semana passada contra Moscou, que proíbem as exportações europeias de armamento para a Rússia, apesar de não com caráter retroativo.