Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército ucraniano suspende ofensiva por um dia no leste do país

Medida atende a pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que os especialistas internacionais possam chegar ao local onde o avião da Malaysia Airlines caiu

Kiev - O exército ucraniano anunciou nesta quinta-feira (31/7) a suspensão por um dia de sua ofensiva contra os separatistas pró-russos no leste do país a pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para que os especialistas internacionais possam chegar ao local onde o avião da Malaysia Airlines caiu.

"Hoje há um cessar-fogo a pedido de Ban Ki-moon devido ao trabalho dos especialistas na zona onde o avião caiu. O Estado-Maior da operação antiterrorista decidiu decretar um ;dia de silêncio; e suspender os combates", declarou à AFP Oleksi Dmytrashkivski, porta-voz das forças ucranianas.

No entanto, advertiu que os militares podem disparar para se defender. O secretário-geral da ONU pediu na quarta-feira às forças ucranianas e aos separatistas no leste da Ucrânia que parem imediatamente os combates perto do local onde o avião que cobria o voo MH17 foi derrubado, matando seus 298 ocupantes.



Os especialistas internacionais tentam desde domingo, sem sucesso, chegar ao local onde ainda há restos humanos e do avião, devido aos fortes combates entre o exército e os insurgentes.

Inspetores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) com especialistas holandeses e australianos tentavam chegar novamente nesta quinta-feira ao local onde a aeronave foi abatida.

Por sua vez, o Parlamento ucraniano se reuniu nesta quinta-feira a portas fechadas para ouvir o relatório do ministro da Defesa, Valeri Gueletei, e ampliar a missão dos policiais holandeses e australianos no local da catástrofe ratificando os acordos neste sentido.