Jornal Correio Braziliense

Mundo

Confrontos em aeroporto líbio de Trípoli deixam 97 mortos em duas semanas

Milícias rivais se enfrentam desde 13 de julho para tomar o controle do aeroporto da capital, no âmbito de uma luta de influência política e regional

Trípoli - Ao menos 97 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas em duas semanas de confrontos entre milícias líbias pelo controle do aeroporto de Trípoli, informou neste domingo (27/7) o ministério da Saúde.

O número de vítimas é baseado nos relatórios enviados desde 13 de julho por oito hospitais públicos de Trípoli e de seus arredores, mas não inclui as vítimas atendidas em hospitais de campanha ou de outras cidades, disse o ministério.

[SAIBAMAIS]Milícias rivais se enfrentam desde 13 de julho para tomar o controle do aeroporto da capital, no âmbito de uma luta de influência política e regional.

Neste domingo prosseguiam os combates ao redor do aeroporto e desde a manhã eram ouvidas explosões ao sul da cidade, onde ocorre a maior parte dos confrontos.



Por sua vez, ao menos 38 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas, em sua maioria soldados, nos combates das últimas 24 horas entre o exército e grupos islamitas na cidade de Benghazi, no leste da Líbia, indicaram neste domingo fontes médicas e militares.

Os confrontos aumentam os temores de uma guerra civil em um país onde as autoridades de transição após a queda de Kadhafi não conseguiram erguer um exército e uma polícia profissionais.