Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jordânia derruba drone perto da fronteira com a Síria, diz segurança

Uma testemunha contou ter "ouvido uma forte explosão perto de Zaatari" e depois viu "um objeto não identificado cair"

A Jordânia derrubou um avião teleguiado que sobrevoava a região de Mafraq, perto da fronteira com a Síria, anunciou um funcionário da segurança. "Foi uma violação do espaço aéreo jordaniano. A Jordânia tomará medidas (...) quando o drone for identificado", acrescentou este funcionário.

Segundo ele, o drone sobrevoava uma região próxima ao campo de Zaatari, que abriga 100 mil refugiados sírios. "Não houve feridos. As forças armadas isolaram a área onde o drone foi abatido por um míssil antiaéreo e abriram uma investigação" para identificar o avião, acrescentou.

Uma testemunha contou ter "ouvido uma forte explosão perto de Zaatari" e depois viu "um objeto não identificado cair". Damasco acusa a Jordânia de apoiar os rebeldes que lutam contra o regime de Bashar al-Assad, mas Amã sempre desmentiu qualquer informação.



Este é o primeiro incidente deste tipo desde o início da guerra na Síria. Este conflito armado começou com uma revolta popular contra o presidente Bashar al-Assad, mas logo se militarizou em resposta à repressão das autoridades.