Dois Mirage 2000 do exército francês estão à procura da aeronave. Eles receberam a missão de buscar entre o último ponto onde o avião foi localizado e "sua provável trajetória", indicou o porta-voz do Estado-Maior francês.
Último contato 50 min após decolagem
Segundo um comunicado da Air Algerie, "os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algerie que voava nesta quinta-feira de Uagadugu a Argel, 50 minutos após a decolagem".
"A Air Algerie informa que os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017 que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel neste 24 de julho à 01h55 GMT (22h55 de Brasília), ou seja, 50 minutos após a decolagem", afirma em um comunicado. A companhia colocou em andamento um plano de emergência, segundo o texto.
A espanhola Swiftair anunciou, por sua vez, que o avião MD83 de sua companhia operado para a Air Algerie decolou de Burkina Faso com destino a Argel, mas não chegou ao destino. "Não se tem contato com a aeronave até o momento", acrescentou.
Segundo o site da Air Algerie, a companhia realiza quatro voos por semana em direção a Uagadugu. Para a Air Algerie, este é mais um duro golpe seis meses após uma catástrofe no Leste do país.
Em fevereiro, um Hercule C-130 da companhia que voava entre Tamanrasset (2.000 km ao sul de Argel) e Constantine (450 km a leste de Argel) caiu pouco antes de sua aterrissagem, fazendo 76 mortos. Um passageiro sobreviveu.
Com informações da France Press