Havana - O líder cubano Fidel Castro destacou nesta terça-feira (22/7) a visita histórica à América Latina dos presidentes da China e da Rússia, em um artigo publicado no jornal Granma.
"Não cabe a menor dúvida de que, quando o presidente Xi Jinping concluir suas atividades em sua viagem a este hemisfério, assim como o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, ambos países estarão culminando uma das maiores proezas da história humana", assinalou Fidel em seu artigo intitulado "É hora de conhecer um pouco mais a realidade".
Xi chegou na segunda-feira a Cuba, última escala de uma viagem que incluiu o Brasil, Argentina e Venezuela, enquanto que Putin visitou Argentina, Brasil, Nicarágua e Cuba.
Desde que deixou o poder por motivos de saúde, Fidel dedica seu tempo a escrever livros e artigos de imprensa, mas esta foi a primeira vez que seu texto não foi publicado na primeira página do Granma.
"Pedi que os editores do Granma me exonerem nesta ocasião da honra de publicar o que vou escrever na primeira página no órgão oficial de nosso Partido, já que penso em expressar pontos de vista pessoais sobre temas que, por conhecidas razões de saúde de tempo, não pude abordar nos órgãos coletivos da direção do Partido e do Estado", explicou Fidel.