Jornal Correio Braziliense

Mundo

Kiev quer que repúblicas separatistas sejam consideradas 'terroristas'

"Estamos preparando requisições jurídicas internacionais para que essas chamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk sejam reconhecidas como organizações terroristas", ressaltou o presidente Petro Poroshenko

Kiev - Kiev quer que as autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk sejam consideradas pela comunidade internacional como "organizações terroristas" e prepara pedidos neste sentido, indicou a presidência neste sábado.

"Estamos preparando requisições jurídicas internacionais para que essas chamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk sejam reconhecidas como organizações terroristas", ressaltou o presidente Petro Poroshenko durante uma reunião com o ministro do Exterior holandês Frans Timmermans, após a queda na quinta-feira de um avião civil, provavelmente atingido por um míssil disparado em uma área controlada pelos rebeldes no leste da Ucrânia.

Entre as 298 pessoas a bordo que morreram, havia 192 holandeses. "Os terroristas devem ser julgados", continuou o presidente.

Ele lamentou o fato de os separatistas impedirem os inspetores internacionais no local do acidente de reunir provas e acusou alguns deles de tratar os corpos das vítimas "de uma forma brutal."

Leia mais notícias em Mundo

"Esta situação é inaceitável", considerou Poroshenko. Kiev e Kuala Lumpur denunciaram neste sábado a alteração das provas no local da queda, refletindo as dificuldades da investigação.