Paris - O lançamento, previsto para 24 de julho, de uma nave de carga não tripulada levando provisões para a Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado "por alguns dias", informou nesta sexta-feira a empresa de transportes Arianespace.
Em um comunicado, a empresa informou precisar de um prazo adicional para "verificações complementares" no foguete Ariane 5 ES, que transportará a nave.
Uma nova data para o lançamento deve ser anunciada na semana que vem.
O Veículo de Transferência Automática (ATV), chamado "Georges Lemaitre", em homenagem a um cosmólogo belga, pai da teoria do ;big bang;, é o último de cinco naves de transporte de provisões que a Europa prevê enviar para a ISS.
Assim como suas antecessoras, a nave de carga será lançada em Kourou, Guiana francesa.
Do tamanho de um ônibus de dois andares, os módulos cilíndricos do ATV serão lançados em um foguete pesado Ariane 5 ES e depois, usarão seus motores de bordo e navegação estelar para encontrar e se acoplar à ISS.
O veículo transporta comida, água, combustível, oxigênio, experimentos e itens para os seis membros da tripulação, e dará um bem-vindo espaço extra de habitação.
Ao final de uma missão prevista para durar alguns meses, a nave se desacoplará da ISS e se queimará ao reentrar na atmosfera.
A quinta nave transportará a carga mais pesada até agora, com mais de 2,6 toneladas de produtos secos, 850 litros de água potável e três toneladas de combustível.