Jornal Correio Braziliense

Mundo

Meta da ofensiva terrestre em Gaza é destruir os túneis do Hamas

Netanyahu afirmou que os túneis teriam como objetivo um "ataque em massa" contra civis israelenses

Jerusalém - A operação militar terrestre israelense na Faixa de Gaza é essencial para destruir os túneis do movimento islamita palestino Hamas, pois os bombardeios eram insuficientes, afirmou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.


"Não é possível solucionar (o problema) dos túneis do ar apenas. Nossos soldados também fazem isto no terreno", disse em uma reunião de gabinete. "O Tsahal (exército) opera contra o Hamas e outras organizações terroristas na Faixa de Gaza do mar, ar e agora também por terra. A operação terrestre iniciada por nossas forças ontem (quinta-feira) à tarde pretende destruir os túneis do terror que vão de Gaza a Israel", completou o premier.

Netanyahu afirmou que os túneis teriam como objetivo um "ataque em massa" contra civis israelenses. De acordo com o primeiro-ministro, a ofensiva não é uma garantia de êxito 100%, mas é necessária depois que Israel testou outras alternativas.

Os túneis que o exército israelense tenta destruir vão de Gaza a Israel e são usados para transportar armas, preparar plataformas de lançamento de foguetes e alguns para entrar em território israelense. As autoridades anunciaram na quinta-feira que impediram uma tentativa de invasão através destes túneis na manhã de quinta-feira.