Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jihadistas do Estado Islâmico se apoderam de campo de gás na Síria

Pelo menos 23 pessoas que trabalhavam na segurança do local morreram no ataque

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) assumiram o controle de um campo de gás, perto de uma área arqueológica de Palmira, centro da Síria, informaram nesta quinta-feira (17/7) uma ONG e o governador da província de Homs.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os combatentes do EI atacaram nesta quinta-feira várias partes do campo de petróleo de Shaar, ao leste de Palmira, e mataram 23 pessoas que trabalhavam na segurança do local.

"Não conhecemos o destino dos 340 membros das forças de defesa nacional (milícia pró-regime), guardas, funcionários e engenheiros, que estavam no campo. Não sabemos se estão feridos ou foram sequestrados durante a operação", completou.



"Esta é a operação mais importante do EI contra as forças governamentais", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. Um porta-voz do EI na província de Homs, Abu Bilal, confirmou a operação e afirmou que 12 jihadistas morreram no ataque.

"Começou com um atentado suicida e assumimos o controle de oito postos de controle antes de ocupar o campo de gás. Há dezenas de mortos do outro lado", disse. O governador da província de Homs, Talal Barazi, confirmou o ataque.