Kiev - O grupo de contato sobre a Ucrânia lamentou nesta quarta-feira (16/7) a "falta de boa vontade" dos separatistas pró-Rússia para o diálogo e informou que a videoconferência prevista para terça-feira (15/7) em busca de uma solução para a crise não foi realizada. "Lamentavelmente, uma videoconferência com os separatistas prevista para terça-feira não aconteceu", informou o grupo de contato (formado pela OSCE, Ucrânia e Rússia) no site da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa.
[SAIBAMAIS]Poroshenko conversou na terça-feira por telefone com a chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, e com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para saber "que apoio a comunidade internacional pode oferecer" à Ucrânia, antes da reunião europeia desta quarta-feira sobre a questão, afirma um comunicado da presidência. De acordo com a nota, a chanceler alemã assegurou "o apoio firme" da União Europeia.
Biden afirmou ao presidente ucraniano que Washington "seguirá apoiando a integridade territorial e a soberania da Ucrânia e atuará com insistência para construir uma posição solidaria com a União Europeia" sobre o conflito.