Os deputados iraquianos elegeram nesta terça-feira (15/7) Salim al-Juburi como presidente do Parlamento, depois de uma tentativa há uma semana e dois adiamentos em função das divisões da classe política, informou a televisão pública que transmitiu ao vivo a apuração dos votos.
Esta eleição abre o processo de formação do governo em um momento de grave crise política no país desde que os insurgentes sunitas lançaram sua ofensiva no início de junho e se apoderaram de inúmeros territórios.
Os deputados nomearão o presidente do país, que, por sua vez, escolherá entre o principal bloco o candidato idôneo para formar um governo de união.
[SAIBAMAIS]Juburi conseguiu 194 votos sobre em um total de 273. A maioria dos votos foi invalidada e apenas seu adversário, um obscuro candidato de uma lista laica, recebeu apenas 19 votos.
Depois da votação, os deputados escolheram os dois vice-presidentes do Parlamento. O presidente do Parlamento dirige uma instituição que fracassou no cumprimento de seus deveres e cujos poderes foram ofuscados pelos do primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki.