Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israel deve ampliar operações militares em Gaza se Hamas rejeitar trégua

O ministro alemão Frank-Walter Steinmeier pediu aos líderes do Hamas que aceitem a trégua



"Saudamos a decisão do governo israelense de aceitar a proposta. Apelamos a todas as demais partes a aceitar a proposta", completou.

Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro turco, o islamita conservador Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de ter cometido "terrorismo de Estado" ao bombardear a Faixa de Gaza.

"Até quando o mundo permancerá em silêncio diante deste terrorismo de Estado?", questionou Erdogan em um discurso para os deputados do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), durante o qual descartou a normalização das relações da Turquia com Israel.

"Israel se comporta como uma criança mimada e leva a morte aos palestinos", disse Erdogan, que denuncia a passividade da opinião pública internacional.

O chefe de Governo turco insistiu ainda que o país continuará enviando ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Erdogan, que disputará a eleição presidencial de agosto, afirmou que não vai normalizar as relações com Israel enquanto prosseguir a agressão contra o Hamas. Também pediu o fim do bloqueio imposto desde 2006 à Faixa de Gaza.