O prêmio foi entregue na noite de sábado em uma cerimônia nos jardins do Castelo de Versalhes, perto de Paris, pelo presidente do júri, o navegador francês Michel Desjoyeaux, duas vezes ganhador da Vendée Globe, competição que consiste em circunavegar o globo em viagem solo à vela, anunciaram os organizadores.
A equipe italiana Team Rhome venceu o Solar 2014 com um projeto de bairro ecológico em Roma, que leva em conta os desafios trazidos pelas mudanças climáticas, a proteção da natureza e a economia de energia.
A equipe francesa Atlantic Challenge ficou com o segundo lugar com o projeto Phileas, que imagina a reabilitação do Cap 44, imóvel industrial do século XIX, agora fora de uso, em Nantes (oeste da França).
Criado nos Estados Unidos pelo Departamento de Energia, o Solar Decathlon é organizado a cada dois anos dos dois lados do Atlântico, desde 2010. É a primeira vez que se realiza na França.
Os projetos de 20 equipes procedentes de 16 países foram qualificados segundo dez critérios. Cada um é recompensado com um prêmio especial - arquitetura, resultado energético, conforto, inovação, etc. - por parte do júri, integrado por especialistas internacionais.