Mundo

Nadador australiano Ian Thorpe revela sua homossexualidade em entrevista

A revelação acontece após anos de rumores, sempre desmentidos pelo campeão australiano de 31 anos

Agência France-Presse
postado em 13/07/2014 09:45
Sydney - O australiano Ian Thorpe, destaque da natação mundial, com 5 medalhas de ouro olímpicas e 11 títulos de campeão mundial, revelou sua homossexualidade em uma entrevista que será exibida neste domingo pela rede de televisão Channel Ten.

A revelação acontece após anos de rumores, sempre desmentidos pelo campeão australiano de 31 anos, que neste domingo decidiu contar sua verdadeira inclinação sexual. "Há tempo que reflito... Não sou heterossexual", declarou Thorpe na entrevista. "Recentemente, nas últimas duas semanas, decidi contar para pessoas mais próximas", acrescentou.



"O problema é que me fizeram essa pergunta quando era muito jovem, aos 16 anos. Eu respondi que era inapropriado fazer este tipo de pergunta a um menino. Na verdade, era inapropriado fazer esta pergunta a qualquer um", explicou o ;Torpedo;.

"Mas depois me dei conta de que a mentira havia tomado uma proporção tão grande que eu não quis que as pessoas colocassem em dúvida minha integridade e que eu havia mentido sobre tudo". Antes mesmo da entrevista ser exibida, muitos nadadores manifestaram seu apoio a Thorpe.

";Thorpie; é e sempre será uma estrela para mim", tuitou sua compatriota Stephanie Rice, campeã olímpica de 400m, de 200m e revezamento 4X200m livre em nos Jogos de Pequim-2008.

O nadador australiano Matthew Mitcham, campeão olímpico em Pequim e que revelou sua homossexualidade em 2008, declarou que pode entender perfeitamente como era difícil (para Thorpe) fazer a revelação.

Leia mais notícias em Mundo

Ian Thorpe deixou a natação em 2006, após uma carreira brilhante de 1998 a 2004, mas voltou a competir em 2011. Não obteve, entretanto, bons resultados e em 2013 se aposentou definitivamente da natação profissional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação