Jornal Correio Braziliense

Mundo

ONU confirma diplomata italiano De Mistura como enviado à Síria

Ban Ki-moon disse que havia feito "extensas" consultas, que incluíram autoridades sírias, antes anunciar a confirmação

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (10/7) a confirmação do diplomata ítalo-sueco Staffan de Mistura como novo enviado especial encarregado de buscar uma solução para o conflito sírio. De Mistura substitui Lakhdar Brahimi, que renunciou em maio após duas rodadas de negociações sem resultados, quando o conflito completava quatro anos e somava mais de 162.000 mortes.



Ban Ki-moon disse que havia feito "extensas" consultas, que incluíram autoridades sírias, antes anunciar a confirmação. O chefe da ONU também consultou a Liga Árabe antes de nomear o egípcio Ramzy Ezzedine Ramzy como enviado adjunto para a Síria. "O enviado especial vai oferecer seus bons ofícios para tentar acabar com a violência e com as violações dos direitos humanos, e promover uma solução pacífica para a crise síria", disse Ban aos jornalistas.

Ramzy é um diplomata egípcio e ex-subsecretário de Relações Exteriores. Ban pediu à comunidade internacional, em particular ao Conselho de Segurança e às partes em conflito na Síria, que permitam a De Mistura fazer seu trabalho. De Mistura trabalhou com as Nações Unidas em regiões de conflito como Somália, Oriente Médio, Bálcãs, Nepal, Iraque e Afeganistão.