Pequim - China e Estados Unidos concordam sobre a necessidade de conter o programa nuclear da Coreia do Norte, afirmou nesta terça-feira (8/7) uma fonte do governo americano que acompanha o secretário de Estado John Kerry em uma viagem a Pequim.
"Há uma convergência contínua nos pontos de vista entre Estados Unidos e China sobre a importância e a urgência de convencer a Coreia do Norte para que dê passos irreversíveis para a desnuclearização", disse a fonte.
Ao mesmo tempo, o integrante da delegação de Kerry chamou de "problemática" a reivindicação chinesa de soberania de grande parte do mar da China Meridional. A visita de John Kerry coincide com um momento de tensão na região após a instalação de uma plataforma de petróleo chinesa no mar da China Meridional, perto de ilhas reivindicadas por Pequim e pelo Vietnã.
Os dois países comunistas disputam há décadas a soberania das Ilhas Paracelso e das Ilhas Spratly, dois arquipélagos que têm importantes vias marítimas e poderiam ser ricos em combustíveis.