Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado a grupo de soldados mata mais de dez pessoas no Afeganistão

Os talibãs reivindicaram o ataque no Twitter. Quatro soldados da Oton estão entre as vítimas fatais

Cabul - Quatro soldados estrangeiros da Otan e outras 12 pessoas morreram nesta terça-feira (8/7) em um atentado suicida no leste do Afeganistão, informaram autoridades locais e a força internacional. "Esta manhã um homem-bomba atacou um grupo de soldados estrangeiros em Bagram, no distrito de Parwan. O ataque matou quatro soldados, dois policiais e 10 civis", disse à AFP Waheed Sediqi, porta-voz do distrito de Parwan.



"Às 8h (0h30 de Brasília), um de nossos combatentes executou um ataque suicida contra as forças especiais americanas no distrito de Bagram, na província de Parwan", afirma a mensagem. "O corajoso combatente detonou um cinturão e 15 membros das forças especiais morreram ou ficaram feridos", completa outra mensagem dos talibãs, que têm o hábito de exagerar o número de vítimas de seus ataques.

Quase 3.450 soldados da coalizão morreram no Afeganistão desde o início das operações no país sob o comando dos Estados Unidos. Atualmente, 50 mil soldados da Otan, em sua maioria americanos, permanecem no país, contra 150 mil no ano de 2011. O mandato da Otan termina em dezembro deste ano. Caso o novo presidente afegão assine o tratado de cooperação militar (BSA), em 2015 permanecerão no país 10 mil soldados. O ataque desta terça-feira coincide com uma nova onda de violência dos talibãs, que executaram vários atentados em Cabul na semana passada.