Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) convocou nesta quinta-feira Israel a suavizar as restrições à economia palestina, "que perde força" em meio ao aumento da tensão na região.
[SAIBAMAIS]"O apoio contínuo dos doadores aos palestinos é fundamental, bem como que sejam suavizadas de forma global as restrições israelenses", declarou o chefe da missão do FMI na Faixa de Gaza e Cisjordânia, Christoph Duenwald, que concluiu nesta quinta-feira sua missão.
Segundo Duenwald, a economia palestina "se enfraquece, enquanto aumenta a incerteza política" na região. O governo de Israel enviou reforços para os arredores de Gaza, em um clima de tensão após a morte de três jovens israelenses e um palestino.
Leia mais notícias em Mundo
O chefe da missão do FMI destacou o número de desempregados, "que continua aumentando" e afeta metade dos jovens nos Territórios Palestinos. Duenwald elogiou a atuação das autoridades da Cisjordânia, mas previu um déficit das contas públicas em 2014.
Segundo as últimas previsões do órgão internacional, divulgadas em fevereiro, a economia palestina crescerá 2,5% este ano, após progredir 1,5% em 2013.