Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tribunal de Estrasburgo condena Rússia por expulsões de georgianos em 2006

O representante do governo russo, Grigory Matiuchkin, negou que tivesse ocorrido qualquer campanha antigeorgiana e lembrou que a Rússia tem "um direito soberano em matéria de controle da imigração"

Estrasburgo - O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) condenou nesta quinta-feira (3/7) a Rússia por ter realizado expulsões maciças de georgianos em 2006, dois anos antes do conflito armado que opôs os dois países. O Tribunal de Estrasburgo estimou que em 2006 "as autoridades russas realizaram uma política coordenada de detenção e expulsão de cidadãos georgianos". Esta política tinha um caráter arbitrário, acrescentaram.



[SAIBAMAIS]As expulsões de georgianos residentes em território russo foram decididas por Moscou em represália pela decisão da Geórgia, no fim de setembro de 2006, de deter e expulsar quatro oficiais russos suspeitos de espionagem. Em pouco tempo, milhares de pessoas foram expulsas da Rússia à Geórgia. Esta política orquestrada acarretou "violações maciças de direitos humanos", alegou a representante do governo georgiano, Tina Burjaliani, na audiência ante o Tribunal realizada em junho de 2012.

O representante do governo russo, Grigory Matiuchkin, negou que tivesse ocorrido qualquer campanha antigeorgiana e lembrou que a Rússia tem "um direito soberano em matéria de controle da imigração". Sustentou que a expulsão dos georgianos expulsos ocorreu no âmbito de procedimentos normais.