Mogadíscio - Um parlamentar somali morreu e outro foi ferido nesta quinta-feira (3/7) em um ataque em Mogadíscio reivindicado pelos islamitas shebab, vinculados à Al-Qaeda. O parlamentar Ahmed Mohamud Hayd, ex-ministro, morreu em um bairro da zona portuária, uma das áreas da cidade com maior presença policial. Homens armados a bordo de um carro abriram fogo contra os deputados quando os políticos saíam de um hotel.
[SAIBAMAIS]Os islamitas somalis shebab reivindicaram o ataque. "Foi um assassinato seletivo, também ferimos outro parlamentar e dois seguranças", afirmou o porta-voz dos shebab, Abdulaziz Abu Musab. "Vamos continuar caçando os demais parlamentares, caso não acabem com esta organização apóstata", completou, em referência ao Parlamento somali. Os shebab anunciaram o aumento dos ataques durante o mês do Ramadã, que começou no domingo passado. Durante a semana executaram várias operações violentas, sobretudo contra soldados.
Os shebab foram expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011 pela força africana Amisom e posteriormente de quase todos os seus redutos do sul e centro do país, mas ainda controlam amplas zonas rurais.