Barcelona - Um homem foi detido nesta segunda-feira (30/6) em Barcelona acusado de ser o autor de um ataque racista no metrô que tem causado polêmica desde que um vídeo do incidente se espalhou pela internet. Nas imagens, gravadas por um amigo do agressor, é possível ver um jovem loiro com postura ameaçadora falando com um homem com feições asiáticas sentado em um vagão do metrô de Barcelona.
De repente, o agressor começa a socar repetidamente o jovem asiático que tenta se defender até que outros passageiros separam os dois e colocam a vítima para fora da composição. A vítima, originária da Mongólia, informou domingo (29/6) à noite o incidente à polícia que prendeu o agressor nesta segunda-feira (30).
O vídeo postado na internet ganhou grande atenção nas redes sociais e jornais online da região, causando uma onda de condenações. No domingo, a prefeitura de Barcelona emitiu um comunicado para "expressar a sua total condenação e rejeição a esta agressão".
"Queremos expressar que atitudes como essas não são aceitáveis em nossa cidade", diz o comunicado. A ONG SOS Racismo também divulgou um comunicado nesta segunda-feira condenando o ataque e pedindo "avanços das políticas anti-racistas para garantir igualdade e coexistência".