Mogadíscio - Os islamistas somalis shebab ameaçaram intensificar os ataques e atentados em Mogadíscio, capital da Somália, durante o mês do Ramadã, que começou neste domingo.
"Tudo o que está vinculado à devoção de Alá, em especial a jihad (guerra santa), deve ser intensificado no mês sagrado do Ramadã", disse Sheikh Ali Mohamed Husein, líder de operações dos shebab em Mogadíscio, durante uma mensagem divulgada pela Rádio Andalus e por um site islamita.
Em uma mensagem por ocasião do Ramadã, o presidente somali, Hassa Sheikh Mohamud, afirmou que o governo adotou todas as medidas para enfrentar a ameaça dos shebab durante o mês sagrado.
"Sabemos que elementos violentos pretendem impedir as pessoas de praticar sua religão, mas vamos impedir com o uso da força para que a população possa cumprir com suas obrigações religiosas em paz", afirmou o chefe de Estado.
Muitos policiais foram mobilizados neste domingo nas principais avenidas da capital somali. Em 2013, um atentado matou cinco pessoas no primeiro dia do Ramadã.