Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chega aos EUA suspeito de ataque de 2012 a consulado de Benghazi

Prisão de Ahmed Abu Khattala é considerada uma vitória pelo governo de Obama

Washington - Ahmed Abu Khattala, o suposto responsável pelo ataque de 2012 contra o consulado americano em Benghazi, na Líbia, chegou neste este sábado (28) aos Estados Unidos, informou uma fonte do Departamento de Justiça. Ahmed Abu Khattala foi "entregue às forças de ordem", declarou à AFP o porta-voz do DoJ, William Miller.

Quatro americanos, incluindo o embaixador Christopher Stevens, morreram em 11 de setembro de 2012, quando homens armados atacaram e incendiaram o consulado em Benghazi. Comandos americanos capturaram Khattala durante uma operação armada disfarçada em solo líbio.

Segundo o jornal New York Times, ele foi transferido neste sábado a Washington por helicóptero e depois navio. As forças especiais, trabalhando em conjunto com agentes do FBI, realizaram a operação para capturar Khattala, a quem os Estados Unidos acusam de ser o líder do ataque, sem sofrer baixas.

A Líbia acusa Washington de ter violado sua soberania. A operação foi uma vitória para o presidente Barack Obama, que foi alvo de críticas pesadas pelo modo como lidou com o ataque ao consulado em Benghazi.